segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Amblyornis Inornatus

Foto do Livro Natureza Radical, de Mark Carwardine (página 141)

Acima, a porta de entrada do ninho do pássaro Amblyornis Inornatus.
Há uma disputa entre aves da mesma espécie para
criar “a passarela mais bonita”.


Com isso, atrai-se a fêmea.

Às vezes, há uma disputa ilegal.
Os versos abaixo ilustram um fato real.

NATUREZA DISFARÇADA

- Uma casa mais bela!
Diz o pássaro vizinho
Com objetos dela
Enfeitarei o meu ninho

Preciso de informação
Fico de olho aberto
Quando as aves se vão
Deixam tudo descoberto

Esse ninho tem poesia
É hora de atacar
Trabalhar eu poderia
Mas prefiro desfrutar!

A fêmea encantarei
Com as prendas de alguém
De dar duro me cansei
Ela vai me querer bem


Chega o dono criativo
Com um novo acessório
Pássaro de olho vivo
Garantirá o casório

Logo, logo suspeita
Da ave ao seu lado
Fica, então à espreita
Para não ser lesado


- O meu ninho, não!
Brada o pássaro criador
De casar, não abro mão
Venha, fêmea, meu amor!


Desapontadas fogem
As aves ociosas
Ah, se trabalhassem!
Teriam ninhos de rosas!

 
Ana Claudia Bonaccorsi Dutra

Nenhum comentário: